Ler um texto didático impresso no papel é significativamente melhor do que lê-lo numa tela, tanto para crianças quanto para adultos. É o que conclui um estudo apresentado (6/4/19) na conferência anual da associação dos pesquisadores em educação nos EUA, a AERA.
As três principais constatações:
1 – a compreensão literal e interpretativa do texto didático é maior, em medida estatisticamente significativa, quando lido no papel do que quando lido na tela;
2 – quem lê na tela tende a pensar que está processando e compreendendo o texto didático melhor do que realmente está;
3 – no caso de textos narrativos (não didáticos), não há diferença significativa entre as performances de leitura no papel e na tela.
São evidências que podem contribuir para melhor orientar o uso dos recursos tecnológicos nas aulas, estudos e tarefas das crianças. “É legítimo considerar que a leitura no papel é melhor em termos de performance e eficiência”, sem qualquer acréscimo de esforço ou de tempo, escreve a autora Virgínia Clinton, da Universidade de North Dakota. As causas dessa diferença não foram analisadas.
A pesquisadora fez uma meta-análise de 33 estudos independentes publicados, em inglês, nos últimos dez anos. Esses trabalhos envolveram experimentos com 2.799 participantes, ora crianças, ora adultos, sempre avaliando a performance de leitura focada na compreensão de texto.
David Moisés
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Como se ensina o prazer da leitura .......... p.125
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